sexta-feira, março 03, 2006

Ver (12) ... a Garça-boieira

Ave de tamanho médio (altura 50 cm) e de plumagem branca com partes amarelo-alaranjadas (coroa, manto e peito) e bico amarelo, à distância parece toda branca. Distingue-se da garça-branca-pequena por esta ter bico preto, como veremos em breve...

Garças-boieiras alimentando-se depois de uma giratória reparar um dique minado pelos lagostins-de-água-doce

A garça-boieira Bubulcus ibis, também conhecida por carraceiro, é residente em Portugal, e é fácil de encontrar alimentando-se em bandos em terrenos abertos, caminhando no meio do gado ou atrás de tractores, pois obtém o alimento (insectos, répteis e pequenos vertebrados) que estes espantam.

É muito comum, habitando pastagens, lagoas costeiras, prados húmidos, arrozais, pauis, açudes e barragens.


Cria em colónias com outras garças, em caniçais, arbustos ou árvores, de Abril a Junho. Faz uma postura de 4 a 5 ovos, raramente 6. Incuba durante 22-26 dias e as crias voam após 30 dias.


As colónias mais importantes localizam-se todas a sul do Tejo, à excepção da do Paúl de Boquilobo, junto à Golegã (onde já estive e vou apresentar um dia...).


As fotos apresentadas foram tiradas, no Inverno, nos arrozais junto ao rio Mondego, com uma Canon EOS300D com SIGMA 70-300 DG APO a 300 mm, 200 ASA.




2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito interessante esta pagina sobre a garça e aprendi uma coisa nova com o porto palafitico. As fotografias estão um espectáculo.
Sua amiga
Throw

9:27 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

7:41 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home